segunda-feira, 18 de junho de 2012

Auditoria Cidadã vai debater PPP na Saúde

O debate promovido pela Iniciativa por uma Auditoria Cidadã no próximo sábado junta sindicalistas, médicos, jornalistas e um ex-governante que atualmente administra o grupo de Saúde da Caixa Geral de Depósitos. A IAC promete revelar alguns resultados da Auditoria Cidadã às Parcerias Público-Privadas na Saúde.
O debate realiza-se no dia 16 a partir das 14h30 em Lisboa, na Biblioteca Museu República e Resistência, e contará com a presença de Bruno Maia, médico e membro do grupo técnico da IAC, Mário Neves, vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos, a jornalista do Público Romana Borja-Santos e o ex-secretário de Estado da Saúde José Boquinhas, hoje administrador da HPP Saúde, o sector de saúde da CGD.
Em revista neste debate estará o trabalho já desenvolvido pelo grupo técnico da IAC acerca das PPP da Saúde e da forma como essa opção dos sucessivos governos contribuiu para agravar a dívida do país e ao mesmo tempo para privatizar os serviços de saúde, entregando um negócio apetecível aos grupos financeiros - em particular o Grupo Espírito Santo e o Grupo Mello, para além do HPP/Caixa Geral de Depósitos que o Governo quer entregar a privados - e prejudicando as condições de trabalho e o acesso da população aos cuidados de saúde.
"A Iniciativa para uma Auditoria Cidadã apresentará neste evento alguns dos resultados alcançados até agora no processo de escrutínio cidadão e democrático das contas e contratos de parcerias público-privadas na Saúde em Portugal", diz a nota divulgada no site da IAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário