quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Financial Times considera corajosa experiência de PPP na saúde brasileira
Jornal britânico destacou Hospital do Subúrbio (BA) e a necessidade do país de recorrer à iniciativa privada para impulsionar outros setores
Da Redação
A edição de terça-feira (31 de julho) do jornal britânico Financial Times sobre políticas de saúde no mundo, destacou a experiência de PPPs (parcerias público-privadas) na saúde brasileira. A publicação, assinada pelo jornalista Henry Mance, destaca o Hospital do Subúrbio (BA) – primeira unidade hospitalar pública do Brasil viabilizada por meio de PPP –, e a necessidade do país de recorrer à iniciativa privada para impulsionar outros setores.

Na matéria, Henry Mance considera saudável o fato de a iniciativa de privatização ter sido realizada por um governo tradicionalmente de oposição. “Para um político de esquerda, poucas políticas são mais corajosas do que a de leiloar o direito de operar um hospital público”, escreve. Apesar do avanço das PPPs ser mais lento em setores ligados à infraestrutura, o diário britânico citou que este tipo de demanda “será uma lição para futuros projetos”. 

A reportagem também aborda críticas às PPPs, como o argumento de que os prestadores privados não têm experiência, nem apoio legal, e cita a opinião do médico e escritor Gilson Carvalho. Segundo ele, a Constituição brasileira afirma que serviços de saúde pública devem ser executados pelo setor público.

Com investimento de cerca de R$ 54 milhões – equipada e operada pelo setor privado que contribuiu com R$ 36 milhões –, a unidade do Hospital do Subúrbio (HS), com 298 leitos, foi construída durante o governo Jaques Wagner e entrou em funcionamento em setembro de 2010. 

Henry Mance cita ainda que, em julho, o HS foi escolhido como um dos 100 projetos de infraestrutura inovadores em todo o mundo, pela KPMG (Cutting Through Complexity) – rede global de firmas independentes que prestam serviços de auditoria, tributos e desenvolvimento de projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário